Alunos da Escola Pei Cel. Eugênio Euclydes Pereira da Motta realizam visita técnica à Câmara Municipal
Na última sexta-feira, dia 10, cerca de 40 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Pei Cel. Eugênio Euclydes Pereira da Motta realizaram visita técnica à Câmara Municipal de Porto Feliz, acompanhados do professor de Sociologia Lucas Bettine, do professor Leandro Oliveira Feitosa e do vice-diretor Marcelo Tuani.
A visita faz parte da programação Escola Legislativa Porto-Felicense (ELEP) da Câmara Municipal e também integra o Projeto de Cidadania – Participação e Convivência Democrática, vinculado ao componente curricular da disciplina de Sociologia, articulando os conteúdos estudados em sala com a vivência prática da política no município.
O objetivo da atividade é proporcionar aos estudantes a compreensão prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, o papel dos vereadores como representantes da sociedade, os mecanismos de participação popular e cidadania e a importância do engajamento juvenil na vida política local.
Entendendo o Poder Legislativo
A Presidente da Casa, vereadora Roselene dos Santos, recepcionou os alunos no Plenário realizando discurso de boas-vindas. Em seguida, o Diretor da ELEP, Luís Araújo, realizou uma apresentação sobre o Poder Legislativo Municipal, elucidando sobre as atribuições, estrutura e processos legislativos.
O vice-diretor da escola e vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Tuani, ministrou uma palestra sobre quociente eleitoral - número de votos que um partido ou coligação precisa obter para conquistar uma vaga nas eleições proporcionais. O professor explicou como é realizado o cálculo para que um candidato consiga uma vaga de vereador na Câmara Municipal e exemplificou com as últimas eleições municipais.
Concluindo a visita, a Presidente da Casa, vereadora Roselene, explicou como funciona a eleição para a composição da Mesa Diretora e a função de cada membro: Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário. Esteve presente também o 2º Secretário e vereador Pascoal Laturrague, que fez uso da palavra ao final da visita.
Após as explanações, três alunos foram premiados. Dois estudantes ganharam um exemplar da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara por responderem corretamente a um questionamento realizado pelo Diretor da ELEP. E um aluno ganhou a Coleção em Miúdos do Senado Federal – com a Constituição, Lei Maria da Penha e outras legislações em linguagem infanto-juvenil – por ter sido mais participativo com perguntas e comentários durante a visita.
As atividades realizadas visam a aproximação dos jovens com a política local, incentivando o exercício da cidadania e a busca pela informação como importante instrumento na construção da democracia.