Câmara Municipal realiza a 17ª Sessão Ordinária de 2025
A Câmara Municipal de Porto Feliz realizou na noite de segunda-feira, dia 14, a 17ª Sessão Ordinária do ano. Os onze projetos pautados na Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. Também foram aprovadas cinco moções de aplausos. Quatro vereadores fizeram uso do Tema Livre.
Expediente
As cinco moções de aplausos pautadas no Expediente foram aprovadas por unanimidade.
O vereador Luís Antônio Ruiz dedicou moção ao Lucas Rafael Vieira pelo projeto social “Criança feliz”. Já o vereador Paulo Benedetti indicou para receber moção a jovem Maria Luísa Carriel Cardoso, por representar o município de Porto Feliz no concurso Miss São Paulo Teen Infantil.
O servidor da Câmara Rodrigo Nunes Yoshihara recebeu moção por seus serviços prestados no Legislativo, indicado pelo vereador Adilson Casagrande. De autoria do vereador Pascoal Laturrague, aprovada também moção dedicada à Polícia Militar, Coordenadoria de Sistema Viário e Guarda Civil Municipal pelos trabalhos realizados na segurança pública.
Por fim, a Presidente da Casa, vereadora Roselene dos Santos, dedicou moção à Gisele Antunes Deliberari pelo trabalho de desenvolvimento humano, cultural e social em Porto Feliz.
Quatro vereadores fizeram uso do Tema Livre.
Ordem do Dia
Os onze projetos pautados na Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade.
O Projeto de Lei (PL) 23/25, de autoria do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2026 e dá outras providências, foi aprovado em segundo turno de votação. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano, além de servir como um ajuste anual das metas colocadas pelo Plano Plurianual (PPA) - que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo e os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação, para um período de quatro anos.
Dos dez Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que outorgam honrarias a munícipes, três se referem ao Prêmio Cultural Antônio Yamamoto, o vereador Adilson Casagrande indicou a banda Tua Face, o vereador Luís Antônio Ruiz indicou o maestro Ricardo de Macedo Ghiraldi e o vereador Paulo Benedetti dedicou o prêmio à banda Unidos da APAE. Já para a honraria Talento Jovem, o vereador Adilson indicou Samuel Mesquita Carvalho e a vereadora Ana Paula Melo indicou Maria Clara Lemes Cruz Affonso. Em relação ao Destaque Melhor Idade, também foram votadas duas indicações, a Presidente Roselene dos Santos dedicou à senhora Maria Alcidina Bueno Corrêa e o vereador Paulo indicou a senhora Jonadir dos Santos Menegon.
Para o título de Cidadão Honorário, o vereador Adilson indicou Ezequiel Pedroso Luciano e a Presidente Roselene indicou Thayana Fernanda Montico Carlos Zanella. Por fim, para o título de Cidadão Porto-felicense, o vereador Luís Henrique Diniz indicou Josiel Gregório.
Assista à sessão completa no YouTube para saber mais detalhes.
A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 21/7, às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Câmara. Acesse as redes sociais da nossa Casa Legislativa para acompanhar as atividades e decisões: Instagram e Facebook.