Sessão Solene comemorativa aos 75 anos da Escola Estadual Monsenhor Seckler é realizada na Câmara Municipal

por Cíntia Serasuela Papile publicado 20/03/2025 12h55, última modificação 24/03/2025 10h40
Homenagens, apresentações artísticas e nostalgia marcaram a Solenidade

A Câmara Municipal de Porto Feliz e a Escola Estadual Monsenhor Seckler realizaram na noite de segunda-feira, dia 17, uma Sessão Solene comemorativa aos 75 anos da referida escola. A solenidade foi marcada por homenagens, nostalgia e apresentações artísticas com presença de diversas autoridades e personalidades, bem como diretores, professores e alunos que já passaram pela instituição, que conquistou o Jubileu de Brilhante.
 
Histórico, nostalgia e discursos
A sessão foi conduzida pelo Mestre de Cerimônias Reinaldo Crocco Junior, que iniciou com um discurso sobre o histórico da escola desde a década de 1940. “A necessidade de se construir em Porto Feliz um estabelecimento de ensino que desse continuidade aos primeiros estudos ministrados nos grupos escolares e nas escolas rurais foi captada por um conjunto de pessoas que se reuniram no Rotary Club de Porto Feliz, na segunda metade da década de 1940, e que se manifestaram em artigos no jornal local “A Comarca”. Em 1947, o Rotary Club organizou a sociedade “Ginásio das Monções S/A”, coletando verbas através de um livro de ouro e conseguindo, com o prefeito Lauro Maurino, a transferência de um terreno doado pelo Monsenhor José Rodrigues Seckler para um instituto de menores. O Monsenhor impôs que, se dentro de dois anos, as obras da escola não começassem, a ideia do instituto retornaria”, relatou. A pedra fundamental do ginásio foi lançada em 03/09/1948 e a ata de fundação foi lavrada em 30/03/1950. A escola funcionou, provisoriamente, no “Grupo Escolar Coronel Esmédio”, até 1962, quando as obras no terreno cedido pelo Monsenhor José Rodrigues Seckler se concretizaram com a ajuda, inclusive, de verbas recebidas da Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Atualmente, a escola atende 782 alunos em 16 turmas nas modalidades Novo Ensino Médio, Novo Ensino Médio Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Autoridades e personalidades presentes
A Presidente da Casa, vereadora Roselene Maria de Souza dos Santos, que abriu e encerrou a sessão, compôs a mesa principal junto ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Saulo Henrique Cândido, representando o prefeito municipal, Célio Peixoto dos Santos, e à diretora da escola Profª. Márcia Regina de Camargo.
Na mesa estendida, constaram as seguintes autoridades e personalidades: os ex-diretores da escola, profª. Elza Prando Menegon, profª. Maria Antônia Rodrigues Viana e prof. Luiz Antônio de Carvalho Netto; o presidente do Rotary Club de Porto Feliz, Jorge Corrêa; o representante dos professores e presidente da comissão da comemoração do Jubileu de Brilhante, prof. Miguel Arcanjo de Almeida; a representante dos funcionários e ex-alunos da Escola, Francine Barbieri; o professor e ex-prefeito (2005-2012) Cláudio Maffei; a presidente da OAB Porto Feliz, Cínthia Carla Queiroz Camargo Fagundes; e o presidente da APAE Porto Feliz, Waltir Ponce Novelo.
Estiveram presentes as personalidades: a ex-vereadora Miraci Tuani, representando os formandos da escola no ano de 1975; o diretor e professor Luciano Guedes da Silva; a professora Andrea Nunes de Matos; e o assessor parlamentar Rubens Macedo do deputado estadual Danilo Balas.
 
Entrega de lembranças
A diretora da escola, Márcia Regina de Camargo, e a Presidente da Câmara, vereadora Roselene Maria de Souza dos Santos, realizaram a entrega de lembranças aos ex-diretores da escola: Elza Prando Menegon, Maria Antônia Rodrigues Viana, Luiz Antônio de Carvalho Netto; à funcionária Francine Barbieri; ao presidente do Rotary Club de Porto Feliz, Jorge Corrêa; ao professor e ex-prefeito Cláudio Maffei; e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Saulo Henrique Cândido, que, na ocasião, representava o prefeito Célio Peixoto. O professor Miguel Arcanjo de Almeida entregou lembranças à diretora Márcia, à presidente Roselene e ao Mestre de Cerimônias Reinaldo, os dois últimos já foram alunos da referida escola.  
 
Homenagens musicais
A sessão foi entremeada por apresentações musicais da musicista Bruna Leroy e do maestro Paulo Henrique Coelho de Oliveira, com as músicas “Mestre com Carinho” em homenagem a todos os professores e funcionários da Escola Monsenhor Seckler, e “Coração de Estudante”, homenageando todos os alunos atuais e que já estudaram na escola. Houve, ainda, um tributo com música executada pelo maestro Paulo a todos que colaboraram para a escola e já faleceram.
 
Programação
22/03 – Sábado
9 horas: Visita ao túmulo do Monsenhor Seckler
Local: Cemitério Municipal (Velho) - Rua Ademar de Barros, s/n
10 horas: Abertura Solene da Exposição 75 anos #eufizparte
Com a presença de ex-professores, ex-funcionários e autoridades.
Local: Escola Estadual “Monsenhor Seckler”- Avenida Monsenhor Seckler, 59
Obs: A Exposição ficará aberta para a comunidade no horário das 13h30 às 17h
 
29/03 - Sábado
9 horas: Caminhada Festiva
Local de Início: Praça Cel. Esmédio (Em frente ao Museu) até a EE “Monsenhor Seckler”
11h às 17h: Exposição 75 anos #eufizparte
Local: Escola Estadual “Monsenhor Seckler” - Avenida Monsenhor Seckler, 59
 
30/03 - Domingo
Das 8h às 12h: Exposição 75 anos #eufizparte
Local: Escola Estadual “Monsenhor Seckler”-  Avenida Monsenhor Seckler, 59
19 horas: Missa em Ação de Graças ao Jubileu de Brilhante da Escola Estadual "Monsenhor Seckler"
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens - Praça Dr. José Sacramento e Silva
 
Discurso da Presidente e encerramento
A Presidente da Casa encerrou a Solenidade parabenizando a Escola Estadual Monsenhor Seckler e enfatizou a importância da instituição na formação de tantas gerações, inclusive de si. “Como ex-aluna, carrego lembranças inesquecíveis e o aprendizado que ajudou a moldar quem sou hoje”, declarou.
 
Assista à sessão completa aqui.
 
Confira as fotos da sessão aqui